Página inicial > Seminários > Seminário 19 de março de 2024

Seminário 19 de março de 2024

Publicado: Segunda, 18 de Março de 2024, 12h19 | Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2024, 12h19 | Acessos: 676

seminario banner

Título:  "Interdependência entre atmosfera Neutra e Ionizada"

Palestrante: Dr. Cosme Alexandre O. B. Figueiredo (Pós-Doc/UAF)

Local:  Auditório Jurgen Precker UAF-UFCG, às 16:00h, 19 de março de 2024.

Resumo: O acoplamento de fenômenos físicos entre as atmosferas neutra e ionizada da Terra representa um fenômeno complexo. Entre seus diversos efeitos, destaca-se a intrigante temperatura máxima à meia-noite. Esse evento peculiar, além de elevar a temperatura, aumenta a densidade atmosférica e provoca uma mudança completa no fluxo de vento na região, impactando significativamente a dinâmica e a química da atmosfera neutra e ionizada. Outro aspecto fundamental do acoplamento atmosférico reside na evolução de bolhas de plasma quando interagem com o a temperatura máxima a meia noite. As bolhas de plasma são extensas regiões de baixa densidade eletrônica surgem devido a instabilidades no plasma ionosférico, exercendo um impacto direto na propagação de sinais de rádio e podendo interferir em sistemas de comunicação e navegação. Por fim, as ondas na ionosfera/termosfera também exercem uma interação significativa entre esses fenômenos físicos. Portanto, compreender o acoplamento entre esses fenômenos físicos é crucial para desvendar os mecanismos físicos e suas futuras consequências nas interações com a tecnologia humana garantindo assim a segurança e o bem-estar da sociedade.

Os alunos presentes poderão requerer certificados de participação.

Acesse e se inscreva no nosso canal do YouTube: Canal PPGF UFCG

Vamos transmitir o seminário via Zoom e/ou o canal da pós na YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCpiaPOUaI4G0gXhYUmxH2rQ).

A inscrição para o Zoom e através do link abaixo: