Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Licenciatura > Sobre o Curso
Início do conteúdo da página

Sobre o Curso

Objetivo do Curso

Em 24 de outubro de 2007 a UFCG aprova a proposta da instituição para o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais  do Ministério da Educação – REUNI/MEC e em seu bojo contempla a criação do curso de Física Licenciatura no Centro de Ciências e Tecnologia – CCT/UFCG. Em 16 de julho de 2009 a Câmara Superior de Ensino CSE/UFCG aprova a criação do curso - Res 32/2009. Em 31 de maio de 2017 a CSE/UFCG aprova o Projeto Pedagógico do Curso – PPC de Física Licenciatura Res 04/2017.

Efetivamente em funcionamento desde 2009, o curso de Física Licenciatura visa formar educadores envolvidos em sua atividade docente coma a formação de um cidadão crítico através do conhecimento dos procedimentos, fatos e história das Ciências e em particular da Física

O curso recebe 20 estudantes por ano e conta com 30 professores efetivos de diversas áreas da Física incluindo Pesquisa em Ensino de Física, Matéria Condensada, Partículas, Gravitação, Física da Atmosfera, Física Aplicada a Engenharia dentre outras.

Conta em sua trajetória com experiência em projetos como o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Programa Mulher e Ciência, Programa Luz e Cor dentre outros voltados para a educação e ensino de Física.

 

Duração do curso

O curso de Licenciatura em Física deve ser integralizado no tempo mínimo do 3,5 (três e meio) e no máximo 7,0 (sete) anos letivos, com o total mínimo de 192 (cento e noventa e dois créditos. A maioria das disciplinas é de 04 (quatro) créditos.
 

Mecanismos de Ingresso no curso

O ingresso viabiliza-se através de concurso vestibular, transferência ou reopção de curso, além do ingresso de alunos já graduados.

Infra-estrutura

O Curso de Licenciatura em Física tem como apoio a infra-estrutura física e material da Unidade Acadêmica de Física, que é a unidade básica de ensino, pesquisa e extensão, no que diz respeito a organização didática, e  também a de uso comum, compartilhada por todos os cursos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e da UFCG.
 

Ementas

Ementas, objetivos, programas e bibliografia das disciplinas oferecidas para os cursos atendidos pela UAF da UFCG estão disponíveis na forma de links nos Fluxogramas dos Cursos.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página