Página inicial > Professores > Luiz Augusto Stuani Pereira

Luiz Augusto Stuani Pereira

Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 22h51 | Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 12h10 | Acessos: 818

Doutor (2018): Unicamp

Física de Partículas, Cosmologia e Gravitação

Graduado em licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Fui aluno de Iniciação Científica pelo grupo DETRANES (Detectorers de Traços Nucleares no Estado Sólido), sendo, inicialmente, membro do projeto Detecção de Rn-222 e filhos em ambientes de convívio humano (bolsista CNPq) e, posteriormente, do projeto Caracterização de polímeros utilizados como detectores de partículas nucleares: PADC (CR-39) e Diallyl Phthalate (DAP) (bolsista FAPESP). Também fui membro do Núcleo de Ensino de Física, onde ministrei aulas sobre o tema Radioatividade para professores do Ensino Médio da rede pública. Durante a graduação realizei um estágio de pesquisa no exterior na área de astrofísica de partículas na University of Leicester na Inglaterra. Fui aluno de mestrado em Astrofísica no INPE, atuando na área de Astrofísica de altas energias e Astropartícula, com ênfase em veto de raios cósmicos em detectores de ondas gravitacionais por meio de simulações de Monte Carlo (Geant4). Doutor em Ciências pelo Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, na área de Raios Cósmicos altamente energéticos, com ênfase no estudo e detecção das componentes muônica e eletromagnética provenientes de Chuveiros Atmosféricos Extensos ultra-energéticos com o Observatório Pierre Auger. Durante meu doutoramente realizei um estágio de pesquisa no Karlsruhe Institut für Technologiep (KIT) onde trabalhei com a técnica de rádio para a detecção e estudo da composição química dos raios cósmicos. Fui professor colaborador e pesquisador na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente na área de física nuclear e partículas aplicada a ciências dos materiais e geocronologia. Também trabalhei como pesquisador na área de astropartícula no IFSC-USP. Atualmente sou membro da colaboração do Cherenkov Telescope Array (CTA), Latin American Giant Observatory (LAGO) e do Observatório Pierre Auger e atuo como professor visitante na Unidade Acdêmica de Física da Universidade Federal de Campina Grande.